Equilibrismo em nossas vidas!

O equilíbrio tem um papel muito importante em nossas funções diárias, como andar, ficar em pé, correr e pular. Ele também tem grande influência no aprendizado das crianças. Principalmente na escola. Crianças com pouco equilíbrio podem apresentar as seguintes dificuldades:
- Assentar-se adequadamente;
- Trabalhar os movimentos da mão e dos olhos quando escreve;
- Escrever em linha reta;
- Respeitar os espaços entre as linhas no caderno;
- Movimentar os olhos de forma correta durante a leitura.

 “Afinal, todo movimento que realizamos exige equilíbrio e ele pode ser tanto dinâmico quanto estático”.
Dinâmico é quando nos movimentamos de maneira correta. Seja para andar, correr ou até mesmo para pular. Estático é quando estamos parados e tem relação com a capacidade de nos mantermos de pé,  sem desviar ou até mesmo cair.







               Manter o equilíbrio é muito importante!


Atividades de equilíbrio:

Estático (equilíbrio parado)

Exercícios:

De olhos abertos e fechados: Fiquem parados sobre os dois pés, primeiro com os olhos abertos, depois fechados. Repita a mesma atividade com um pé só sobre o chão e o outro suspenso. Essa brincadeira não tem restrição de idade. Pode ser feita até com aqueles que acabaram de aprender a andar, desde que supervisionada pelos pais ou responsáveis.


Quer tornar a atividade mais dinâmica?

Coloque uma música e peça para a criança pular apenas enquanto a música toca. Pare a música e a criança deverá permanecer estática sobre um dos pés. Depois volte a reproduzir a música. Peça à criança para alternar os pés de tempos em tempos.


De um lado para outro

Fique de pé. Jogue todo o peso do corpo para o lado direito. Então levante a perna esquerda mantendo-a esticada. Veja quanto tempo consegue ficar nesta posição sem se mexer. Repita o mesmo exercício com o outro lado

Equilíbrio dinâmico (em movimento)

Subir e descer escadas.

 Coloque a criançada para subir e descer escadas. Essa atividade pode ser desenvolvida por crianças acima de 2 anos sob supervisão de um adulto.

Marchar.

 Peça para seu filho marchar, seguindo um ritmo ditado por você. Você pode, por exemplo, cantar uma música como “1, 2, feijão com arroz” para orientá-lo. Crianças acima de 2 anos já conseguem realizar essa atividade, da qual tirarão outros benefícios além do desenvolvimento do equilíbrio.


Andar sobre a linha.

 Use um giz, barbante ou fita crepe e ponha seu filho para andar na linha.


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